Portal do Aluno
Digite o seu nome de usuário
Digite a sua senha

Esqueceu sua senha?
Clique aqui para recuperar

Cadastre-se aqui para ter informações sobre os cursos.

:: Conteúdo
22/06/2012    Fonte: gcaprj.org
Histórias de aprovação e superação com alunos de Pré-Vestibular Social no Rio de Jeneiro

 Campeões !!!

Projetos de iniciativas sociais e voluntários estão ganhando cada vez mais espaço na preparação de alunos para processos seletivos de ingresso a educação superior. O Grupo Comunitário de Apoio Pedagógico do Rio de Janeiro (GCAP-RJ) realiza cursos de pré-vestibular buscando atender alunos oriundos de famílias de baixa renda, qualificando-os para enfrentarem a acirrada disputa dos vestibulares. Com a democratização do acesso as Universidades Federais através do SISU, que usa as nota do ENEM como processo seletivo, e do Programa Universidade para Todos (PROUNI), que oferta bolsas integrais e parciais a alunos em Instituições privadas de Ensino Superior, através das notas do ENEM, ficou mais claro a importância de projetos dessa natureza. Antes, onde só quem tinha dinheiro para pagar um bom curso Pré-vestibular tinha acesso à educação superior, hoje, através de iniciativas sociais, como a do GCAP-RJ, alunos como Rafael Denadary, oriundo da rede pública, teve oportunidade de se preparar para o vestibular e ganhar uma vaga na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Aluno do Pré-Vestibular Comunitário GCAP-RJ, em 2011, na Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião, no Eng. de Dentro, hoje, aluno de Matemática da UERJ.

- Estava passando na rua e vi a placa e resolvi fazer o curso; já tinha tentado outras vezes o vestibular, mas não tinha disciplina para estudar sozinho, o curso me ajudou muito. Os professores estavam ali doando um pouco do tempo deles para nos ajudar, e isso me incentivava bastante. Em alguns momentos me desanimei, mas ouvia em todas as aulas palavras de motivação, e isso me fez seguir em frente - diz Rafael, que pretende fazer uma graduação de designer, após Matemática. 
 
 

Evelin Beat, amiga de turma de Rafael Denadary, com a nota do ENEM 2011, ganhou bolsa integral, através do PROUNI, para o Curso de Administração de Empresa na Universidade Celso Lisboa (UCAM).

- Não tinha expectativas, mas quando entrei no curso, vi que os professores queriam estar em sala com os alunos, dando aula da melhor maneira possível, com isso foi aumentando minhas expectativas - completando ainda que sua opção por Administração foi uma orientação familiar devido a necessidade do mercado. 



Outro relato de superação é o de Larissa Punciano, aluna do GCAP-RJ em Piedade, conseguiu a certificação do Ensino Médio através do ENEM 2011, e está cursando Administração de Empresa pelo PROUNI.

- Quando entrei, meu objetivo era concluir o Ensino Médio, mas no decorrer do curso, surgiu o interesse de cursar o Ensino Superior, aí intensifiquei meus estudos.

Iniciativas dessa natureza democratiza a educação, proporcionando histórias que ganham destaque, de superação e êxito, através de uma oportunidade.

Fotos: Carina Ribeiro

:: Dicas do Professor
:: Parceiros
:: Doações
© GCAP - Grupo Comunitário de Apoio Pedagógico do Rio de Janeiro